Software de Ensino e Desenvolvimento em Automação Industrial

FACTORY I/O

Área: Automação e Controle

O FACTORY I/O é um software criado para o ensino e desenvolvimento de aplicações em automação industrial. altamente flexível, esta ferramenta possibilita criar plantas industriais virtuais que podem ser controladas por tecnologias externas, tais como Soft PLCs, CLPs, microcontroladores, etc. Pela primeira vez na área de treinamento em automação é simples e fácil criar a sua própria planta industrial.

Transforme seu computador em uma plataforma CLP
Solução de economia de espaço, não há risco de ferimentos aos alunos ou danos ao equipamento.

Funciona com qualquer CLP
Além de CLP, é compatível também com as tecnologias de automação mais comuns (SoftPLC, OPC, Modbus, ...). Cada edição inclui um conjunto de drivers para uma tecnologia específica (por exemplo, Allen-Bradley Edition, Siemens Edition,…).

Fácil Integração
Integre facilmente o Factory I/O à equipamentos de treinamento já existentes, tais como Siemens e Allen-Bradley PLC (Ethernet), utilizando a tecnologia Plug and Play.

Aplicações Industriais
Leve para a sala de aula aplicações industriais em grande escala. Metodologia composta por 60 tarefas e soluções para programas de controle lógico. O processo de aprendizagem segue as normas IEC 60848, 2ª Edição (GRAFCET) e IEC 61131-3 (Arquiteturas de software de CLPs).

Crie seus próprios cenários industriais
Mais de 20 cenas inspiradas em aplicações industriais típicas para praticar tarefas de controle realísticas. Utilize uma planta pré-programada editável ou como ponto de partida para um novo projeto.

O FACTORY I/O fornece uma coleção de peças com base nos equipamentos industriais típicos, variando o nível de dificuldade, do iniciante ao avançado. Estas peças estão organizadas em oito categorias: itens, peças de carga pesada, peças de carga leve, sensores, operadores, estações, dispositivos de aviso e passarelas.

As ferramentas de edição inteligente FACTORY I / O tornam a construção de uma cena 3D uma experiência prática e intuitiva.

A maioria das peças inclui sistemas digitais e analógicos. Por exemplo, use um valor digital para iniciar parar um transportador ou um valor analógico para pesar itens ou controlar os níveis de líquido.

Conexão com Tecnologias Externas
Possui conectividade com qualquer CLP do mercado, através de uma placa de interface Advantech. Com opção de conexão direta aos CLPs da linha Siemens e Allen Bradley por meio TCP/IP, além de softwares emuladores como AUTOMGEN, MHJ, Modbus e OPC Edition.

Edição Ultimate
Pacote completo para treinamento de CLP.
Compatível para qualquer modelo de CLP e Placa Advantech.
SDK com possibilidade de desenvolver drivers e extensões de I/O personalizadas.

Edição Siemens
Conexão Ethernet com CLPs Siemens.
Conecta-se com o CLPs da Siemens através de porta Ethernet, sem necessidade de hardware adicional.
CLP compatível: LOGO!, S7-200 / 200 SMART / 300 / 400, S7-1200 / 1500, S7-PLCSIM (com porta Ethernet).

Edição Allen-Bradley
Conexão Ethernet com CLP Allen-Bradley.
Conecta-se com o CLP Allen-Bradley através da Ethernet, sem necessidade de hardware adicional.
CLP Compatível: ControlLogix, CompactLogix, Micro800, MicroLogix 1100 & 1400, SLC 5 / 0X e SoftLogix.

Edição Modbus e OPC
Integrar com uma ampla gama de tecnologias.
Integre uma fábrica virtual com uma ampla gama de tecnologias usando o Servidor Modbus TCP / IP e o cliente e acesso a dados do cliente OPC.

Edição MHJ
Possibilidade de treinamento em CLP sem a necessidade de um hardware. Através de um SoftPLC chamado (WinSPS-S7) que emula um CLP Siemens virtual onde o aluno poderá programar em linguagem LADER.

Edição Starter
Soft PLC proprietário para iniciação a lógica de programação por meio de blocos lógicos e operações matemáticas.

Modo de Instrutor e Inserção de Falhas
É possível inserir falhas nos sensores e atuadores dos sistemas e bloquear diversas opções com uma senha, permitindo que os alunos busquem diferentes soluções.
O FACTORY I/O é o primeiro simulador flexível do mundo que possui uma incrível série de características e abrange vários campos do Treinamento em Automação. Um professor pode construir um sistema específico para uma classe ou os alunos podem construir seus próprios sistemas como solução para um problema. Este software é uma valiosa ferramenta para treinamento tanto em escolas técnicas como em universidades.