Sistema Franck-Hertz

SE-9639

Área: Física

Sistema autônomo para demonstrações clássicas de constantes fundamentais, também pode ser usado com o software Capstone e a Interface 850 da PASCO.
Os elétrons são acelerados pela aplicação de um potencial conhecido entre duas grades dentro do tubo de argônio. Quando um elétron tem energia cinética suficiente para excitar um dos elétrons do orbital externo do argônio e tem uma colisão inelástica com um átomo de argônio, o elétron perde uma quantidade específica de energia cinética. Essa perda de energia cinética eletrônica causa uma diminuição na corrente de elétrons no tubo de argônio. Dentro de um tempo muito curto, o elétron de argônio excitado cairá do estado excitado de volta ao nível do estado fundamental, emitindo energia na forma de fótons.
À medida que a tensão de aceleração é aumentada, os elétrons sofrem múltiplas colisões e a energia de excitação do átomo de argônio pode ser determinada pelas diferenças entre as tensões de aceleração que causam uma diminuição na corrente. A constante de Planck pode ser determinada.

Especificações
•Gás de enchimento: Argônio
•Tensão do filamento: = 6,3 VDC
•Tensão de aceleração: = 100 VDC
•Número de crista da onda: 6
•Vida útil do tubo de argônio: = 3000 horas