Sistema de Treinamento e Teste de Motores de Pequeno Porte

TD200

Área: Combustão e Propulsão

Bancada hidráulica versátil de teste de motores com instrumentação abrangente. Inclui um dinamômetro hidráulico robusto e fabricado com precisão. Uma vantagem significativa de se utilizar um dinamômetro hidráulico é que não se necessita de grande alimentação de energia elétrica quando a potência do motor é dissipada na água utilizada para carregar o dinamômetro. O dinamômetro aplica carga de acordo com a vazão e o nível de água dentro da carcaça. Uma válvula de agulha de precisão controla a vazão e o nível. Uma célula de carga eletrônica mede o torque. Os motores (disponibilizados separadamente) são fornecidos prémontados sobre uma placa de base precisa e compatível. Para possibilitar que os estudantes meçam a vazão de ar, uma caixa de ar e uma placa de orifício são localizadas sob a bancada do motor na estrutura de sustentação.

Estudos tecnológicos propostos

Uma faixa abrangente de investigações sobre as características de motores a gasolina e a diesel de cilindro único e quatro tempos inclui:
• A relação entre torque, velocidade e potência;
• Pressão efetiva média absorvida;
• Curvas de desempenho do motor;
• Consumo de ar e de combustível;
• Eficiência térmica e eficiência volumétrica; e,
• Linhas de Willans para um motor a diesel.

Com a utilização dos acessórios recomendados e escolha dos motores os estudantes podem investigar mais características, incluindo:
• Geração dos diagramas p-? e p-V;
• Análise do ciclo do motor;
• Indicação da pressão efetiva média;
• Indicação da potência;
• Comparação entre a pressão absorvida e a pressão efetiva média indicada; e,
• Eficiência mecânica do motor.

Acessórios essenciais
• Motor a gasolina de quatro tempos (TD201 ou TD211); e,
• Motor a diesel de quatro tempos (TD202 ou TD212).
Também com:
• Medidor manual volumétrico de combustível (AVF1) ou;
• Medidor automático volumétrico de combustível com mostrador digital (DVF1).

Acessórios recomendados
• Sistema versátil de aquisição de dados – versão montada na estrutura (VDAS-F); e,
• Analisador de ciclo do motor (ECA100) com transdutor de pressão do cabeçote do cilindro (ECA101) e medidor angular do ângulo do virabrequim (ECA102). Somente para uso com os motores modificados (TD211 e TD212).

Especificações técnicas
• Dinamômetro: hidráulico com enchimento variável;
• Absorção máxima: 7,5 kW @ 7000 RPM; e,
• Faixa típica do motor: 3 a 4 kW, 3000 RPM,150 a 250 cc.